Encceja formação ensino fundamental e médio

O Encceja é um programa voltado a formação de jovens e adultos no ensino fundamental ou médio para acelerar o tempo de formação, e o melhor você pode estudar em casa por conta própria, somente comparece para fazer 4 provas necessárias para ter seu certificado.

Encceja e como funciona

Encceja 2020 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma iniciativa do Ministério da Educação para que todo estudante conclua os seus estudos.

Caso você já esteja com uma idade avançada sem ter concluído o ensino básico, essa é uma oportunidade de conseguir o certificado.

Todos que se inscreverem poderão poderão ter acesso a Página do participante Encceja 2020 onde tem muita informação.

Ele é voltado para jovens e adultos acima de 18 anos. Por isso, é fundamental que você aproveite essa chance, pois só ocorre uma vez ao ano.

Para que você compreenda melhor como acontece esse processo seletivo, o Encceja 2020 funciona assim:

Você se inscreve gratuitamente no período estipulado pelo Inep (em 2019 foi em abril) na página do participante Encceja 2020
Aguarda o cartão de confirmação com o local, hora das provas (em 2019 foi em julho)
Se prepara para realizar as provas que, normalmente, ocorrem em agosto
Espera a divulgação dos resultados que, geralmente, acontece em novembro
Pronto! Ao ser aprovado nas provas e divulgado seu nome, você já pode se dirigir a instituição de ensino escolhida para a retirada do certificado!

Participante Encceja

A Página do Participante é a parte do site do simulado Encceja 2020 em que você consegue acessar todas as suas informações. É possível conferir os seus dados, descobrir onde irá fazer a prova e até mesmo a sua nota após algumas semanas da prova.

É essencial que você esteja sempre de olho em sua Página do Participante e sempre acompanhe as informações e cronograma do Encceja. Para assim garantir a sua participação e aprovação sem qualquer problema na hora da prova.

A página do participante tem como função fazer a inscrição dos interessados na prova, permitir o acesso ao local de provas, resultado das provas 2020, com isso, alguns estudantes não sabem como utilizar a página do participante e poderá seguir abaixo, os detalhes de como ter acesso aos dados pessoais.

Idades mínimas para fazer encceja

O exame possibilita o estudante avaliar seu conhecimento, seu desempenho e ainda conquista o tão sonhado diploma e depois conseguir ingressa no mercado de trabalho.

A formação é um dos grandes requisitos de muitas empresas, e o programa lançado pelo Governo, possibilita que Jovens que tenham mais de 15 anos completados até a data da prova e seja do ensino fundamental, ou aqueles que tenham 18 anos completados até a data da prova e sejam do ensino médio obtenha o certificado.

O exame foi lançado em 2002, e tem o INEP como órgão responsável junto ao MEC para fazer a preparação de seu lançamento anual e organização da aplicação de inscrição e realização de provas. O procedimento é bem parecido com o do Enem 2020. São 16 anos da existência do programa e o objetivo é garantir que Jovens e Adultos tenham acesso ao certificado de conclusão.

Certificado Encceja

O Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio. Foi criado pelo governo e está sob administração do Inep.

Embora o Inep seja o órgão responsável por todos os processos, a emissão do certificado Encceja é de responsabilidade das Secretarias de Educação. E também pelos Institutos Federais credenciados a esse programa.

Assim, você se inscreve no período estabelecido, realiza a prova e aguarda o resultado. Você pode ser aprovado tanto de forma integral como parcial. Então, isso dependerá da obtenção da nota.

Após a aprovação, você tem o direito de solicitar a emissão de seu certificado Encceja. Então, deverá pedir no mesmo local em que escolheu realizar a sua prova.

A recomendação é que decida por uma escola perto de sua casa para facilitar o locomoção. E também, caso surja algum problema, este pode ser resolvido logo de imediato.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *