Conheça alguns benefícios do INSS para o contribuinte

O contribuinte que mantem suas prestações em dia podem ter acesso aos benefícios do INSS, pois nunca se sabe quando vai precisar, em ocasiões onde tenha uma doença ou algo ocorra e seja impedido de trabalhar poderá receber até que esteja com boa saúde para voltar ao trabalho, então vamos conhecer alguns dos benefícios que estão disponíveis aos contribuintes.

Auxílio doença INSS

Entre todos eles, o auxílio doença INSS pode ser uma grande salvação para a melhoria do trabalhador que precisa recebê-lo. Isso porque ele é destinado a aqueles que se encontram incapaz de exercer sua atividade trabalhista. Port existir vários casos que possam ocorrer para que esse trabalhador seja assegura, é preciso seguir suas regras.

Então, os trabalhadores que precisarem desse benefício terão que fazer a sua solicitação e comprovar por laudo médico que está em situação inapta para serviço. É dessa forma que o INSS está conferindo as situações em que o mesmo se encontra e aprove por comprovação o recebimento de acordo com sua necessidade. Podem solicitar o benefício quem:

Tiver pelo menos 12 meses de contribuição;
Comprovar doença sobre perícia médica;
Está afastado das atividades da empresa por mais de 15 dias seguidos, dentro de um prazo de 60 dias.

LOAS INSS

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

O principio que rege o beneficio mencionado é o da dignidade humana, que constitui fundamento principal da democracia, sendo que para a garantia do principio que o art. 203 da Constituição Federal conferiu ao Estado o dever de prestar assistência social para quem dela necessitar.

Auxílio Reclusão

De forma resumida, o Auxílio Reclusão 2020 é um pagamento que o INSS paga a todas as famílias que possuem uma criança abaixo dos 21 anos de idade e tem um de seus responsáveis recluso por cometer algum crime.

O Governo entende que o afastamento de um dos responsáveis, a criança fica exposta a uma menor qualidade de vida. Devido a isso, são feitos pagamentos ao outro responsável pelo dependente para auxiliar na qualidade de vida da família.

Lembrando que não são todos os detentos brasileiros que possuem direito a este benefício. Somente aqueles que estiverem dentro das regras aceitáveis poderão solicitar este auxílio.

Essas regras foram criadas para tentar determinar até que ponto o detento poderá continuar a ajudar na renda familiar. Veja abaixo todas as regras de solicitação:

Somente quem estiver em regime fechado ou semiaberto poderá fazer a solicitação, desde que tenha algum dependente com idade inferior a 21 anos;
O detento não poderá ter uma renda extra independente de sua reclusão como outros benefícios como Auxílio Doença INSS 2020;
Para solicitar este benefício, o detento deverá ter contribuído com o INSS antes de ter sido preso e seu salário mensal não poderá ter sido superior a um salário mínimo nacional.

Salário Maternidade

Crido pelo Governo Federal e mantido pela Previdência Social, o Salário Maternidade 2020 funciona como uma segurança para que as mulheres que trabalham, não acabem por receber menos de seus salários durante os meses que tiver de passar em repouso.

Esse direito basicamente assiste todas as mulheres brasileiras que trabalham e fazem contribuição para o INSS 2020 e ficaram gravidas.

Sempre que uma trabalhadora fica gravida, existirão alguns meses antes do nascimento da criança em que ela deverá ficar de despensa de seu trabalho, por sua vez, alguns meses após o nascimento.

Durante esse período, muitas mulheres ficam apreensivas sobre como ficará a questão do seu salário, para isso que o Salário Maternidade 2020 foi criado, para garantir que mesmo de despensa, a trabalhadora continuará recebendo seu salário por esse tempo de despensa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *